Friday, September 02, 2005

Border crossing ( Cruzando a fronteira) Guatemala/Honduras








A fronteira que passamos é uma piada. Suja, burocratizada ( Gildo teve de levar na garupa o despachante até o chefe, que inspecionava uma obra perto). Perdemos duas horas e $80 Dolares. O calor e a humidade insuportavel. Mas depois a estrada compensou. Mata selvagem, e pouquissimo transitoladeada pelo mar do Caribe, com um por do sol bem bonito.

Em Honduras existem as ruinas Mayas de Copan, mas Gildo e eu estamos satisfeitos em ver ruinas Mayas. Este sobe e desce nos templos arruina com a gente. Mas é incrivel que os Mayas dominaram o que hoje encampa do sul do Mexico, Belize, Guatemal Honduras e El Salvador. E no entanto, desapareceram. Existem muitas semelhanças entre as civilizaçoes de 3000 mil anos atraz e a nossa. Os mais afluentes moravam em "condominios fechados" e os menos afortunados do lado de fora. Os mais ricos moravam nos templos mais altos e quanto mais importante , mais alto sua casa ficava.
E no entendo não souberam compreender que a super população e a destruição sistematica da floresta fez com que houvesse escasses de chuvas, de comida etc. Por isto eles desapareceram como civilização organizada, se dispersando no que hoje são estes paizes citados acima.

Este ciclo dos mais nobres viverem na parte mais alta foi quebrado por uma tribo do rei africano Favelikus I, que ao desembarcar nas costas do Rio de Janeiro, iniciou sua dinastia na mata Atlantica, fundando o templo Viy-dih'gal devido a sua vista previlegiada. Seu filho, Dah-ky'num-sayo I continuou sua obra e hoje temos os descendentes de seu neto Dah-ky'ninh-quehm-myhtihra II usufruindo da bela vista Atlantica.
Voltando a Honduras, estamos em San Pedro Sula, fundada em 1536 pelo espanhol Pedro de Alvarado. ë a capital industrial do paiz. san Pedro é a capital da Aids na america central. San Pedro tem 16% da população da America Central, mas 60% do Aids de toda a região...
Alem disto você vê em cada esquina segurança armada com fuzil, escopeta e os mais pobres com facao de cortar coco. A cidade é moderna e apesar de tudo, gildo e eu nos sentimos seguros, talvez pelo amrmamento ostensivo nas ruas.Hoje a tarde vamos para a capital do paiz, Tegucigalpa.Fica nas montanhas e é fresquinho.

The border between Guatemala and Honduras (the one we passed) was a joke. We lost two hours in the hot dirty village, and $80. After that, was pure joy with empty roads and wild forest. We are in San Pedro Sula, a modern city, armed to their teeth. Unfortunately San Pedro has the not so proud title of capital of AIDS in Central America. With 16% of Central America population, it has 60% of Central America Aids infected. But, Gildo and I felt safe when walking on its modern streets. You see Mayan influence everywhere. Incredible that a civilization that dominated what today is the south of Mexico, Belize, Guatemala, El Salvador and Honduras, simply could not understand that destroying the forest, over population, would lead to lack of food and its city had to be abandoned. Today we will drive to its capital, Tegucigalpa.

5 Comments:

At 6:40 AM, Anonymous Anonymous said...

Bom saber que vocês entraram E SAIRAM desta area.

 
At 2:57 PM, Anonymous Anonymous said...

Agora é que vamos ver mesmo a realidade da America Central..
Até agora estavamos no paraíso...
Desculpem se coloco NÓS, talvez pq me sinta viajando com voces... ;o)
É incrivel com o mundo dito tao globalizado é tao diverso (ainda bem...!!!)
Beijos e boa viagem

 
At 8:47 PM, Anonymous Anonymous said...

Tive um bom colega na WorldCom
(Roberto Ramirez) de Honduras e que vivia em Tegucigalpa. Seu email na época era robertoramirez@worldcom.com. Sei q ele continua na companhia que agora mudou o nome para MCI e
provavelmente seu email deve ter mudado para robertoramirez@mci.com.
Ele é mto influente (fazendeiro)
e se vc precisar de ajuda, tente um contato

 
At 8:58 PM, Anonymous Anonymous said...

O nome de meu ex-colega em Tegucigalpa e Roberto Ramirez e seu email deve ser robertoramirez@mci.com
Ele é mto influente e se vc precisar e ajuda, tente um contato
(desculpe a confusão q fiz ao inicar seu nome como usuário)

 
At 1:05 AM, Blogger Dayse Batista said...

Prezadíssimos Homero e Gildo:
Sou tradutora e blogueira.
Pesquisando sobre os ballgames dos maias, encontrei o blog da incrível viagem de vocês.
Nem vou falar muito. Cito o blog de vocês, recomendando-o, no meu próprio blog, em http://www.sisifoplace.blogspot.com
Passei umas quatro horas viajando no blog de vocês, já que essa aventura fascinante sempre foi um sonho meu (frustrado).
Vocês sabem VIVER!
Um grande abraço.

 

Post a Comment

<< Home