The Panama Canal
Vou tentar resumir 500 anos em poucas palavras:
Acredita-se que a pelo menos 11.000 anos pessoas vivam na area chamada Panamá. Quando os Espanhois chegaram, começou o declinio, pelas doenças ou pelas espadas dos conquistadores, que quanto mais eu leio, mais chego a conclusão que eram verdadeiros fascinoras, cruéis e vingativos, sem o minimo de respeito por outro ser humano, seja indigina ou Europeu.
Vasco Núñes de Balboa, foi quem primeiro percorreu os 50 kms de terra que separam o Atlantico do pacifico e registrou estas terras em nome do Rei de Espanha. Mais tarde foi decapitado por um dos mais cruéis Espanhois, chamado Pedro Arias de Ávila. que costumava queimar os indios vivos lentamente ou joga-los para os cães...
Panamá quer dizer local de peixe abundante, e tornou-se um centro importante de transbordo de mercadorias entre o pacifico e o Atlantico. Isto atraiu a cobiça dos piratas Inglêses, Holandeses, Franceses etc que viviam atacando e queimando Panama city.
Em 1739 Panamá tornou-se parte do vice reinado de Nueva Andalúcia, que depois chamou-se Nova Granada e depois Colombia... Ou seja, Panamá pertencia à Colombia. Em 1821 Colombia conseguiu a independencia da Espanha e formou-se a Gran Colombia que incluia: Panamá, Colombia, Ecuador, Perú, Bolivia e Venezuela que seria a grande nação sul americana sonhada por Simón Bolívar. Quando esta Gran Colombia ruiu, Panamá permaneceu parte da Colombia.
Em 1846 a Colombia assinou um tratado com os USA, para a contrução de uma estrada de ferro ligando os 50 kms que separam os dois oceanos. Se você quisesse ir de Miami para Los Angeles, pegava um navio até o lado Atlantico do Panama, pegava um trem para atravessar a selva Panamenha e depois continuava de navio para o outro lado dos USA. Mole, né?
Isto foi muito utilizado durante a corrida do Ouro. Imagino que o transporte maritimo era mais facil que o terrestre naquela epoca.
Aí entram os Franceses na estória: Desde 1524 já se pensava em construir uma passagem de barco entre os dois oceanos. O rei da Espanha, Charles V mandou fazer um levantamento da viabilidade, mas somente em 1878 o Governo Colombiano deu a concessão para a contrução do Canal a um Françes, Count Ferdinand de Lesseps, que contruiu o canal de Suez; Devido as difuculdades fabulosas do empreendimento, quebrou e vendeu o direito a outro Françes. encurtando: depois de 22.000 pessoas mortas por desabamento e principalmente Malaria e febre amarela, os Franceses desistiram e venderam a conceção para os Americanos. Mas o Governo Colombiano vetou a transação. Como é bem do estilo dos gringos (nome foi dado pelos Mexicanos que queriam passar na fronteira e os soldados americanos diziam: Green Go ( quem tinha o green card passava, os outros não)e daí ficou Greengo, gringo...
mas voltando aos Colombianos, com o veto da venda, os Americanos fomentaram o sentimento de separação existente entre os Panamenhos e os Colombianos, e apoiaram a separação do Panamá da Colombia. Quando a Colombia acordou e mandou suas tropas para abafar o movimento separatista, encontrou a frota Americana de prontidão, impedindo que os Colombianos chegassem e assim foi feita a independencia do Panamá. Os Americanos apoiaram a independencia , mas em troca obtiveram na marra o direito de contruir o canal e explorar por 100 anos, com direito a invadir a qualquer momento caso a segurança do canal estivesse comprometida.
E foi isto que aconteceu em 1989 quando os USA invadiram o Panamá, alegando justa causa, e retiraram o ditador Manoel Noriega (ex agente da CIA). Quem se informar mais a fundo vai ver que foi a mesma trapalhada que o Bush fez. Quem invadiu o Panama foi o Bush pai... Os danos colaterais à população civil foram enormes. Por isto a população do Panamá é dividida, pois se por um lado se livraram de um ditador (Noriega) os custos de mortes de inocentes foram grande, com bombas caindo nas residencias de civis. Já vimos este filme varias vezes...
Hoje o canal do Panamá é muito bem administrado pelos proprios Panamenhos, que conseguiram uma eficiencia no tempo de travessia de quase 10% (24 horas para passar de um lado para o outro)
O preço da travessia depende do peso. O mais caro foi de um transatlantico na ordem de 150.000 usd e o mais barto foi de Richard Halliburton que pagou us$0.36 para atravessar o canal NADANDO...
Bom, chega de canal, senão terei de fazer um no meu dente.
8 Comments:
oi!
adorei saber da viagem de voces. sou apaixonada por motos e aos 4a2 anos, continuo pilotando a minha (simplesinha, mas adequada ao meu tamanho e bolso..rs). pretendo, daqui a 8 anos, uma viagem similar, um tanto menor, restrita ao Brasil e, quem sabe, alguns paises da America do Sul. Estou torcendo por voces. Abraços e boa sorte!
Aila
hailamag@yahoo.com.br
Nota 10 pelas fotos e a aula sobre a cultura local.
Agora facam uma boa viajem para casa e descansar o traseiro, que a esta hora deve estar bem mal tratado.
Abraco grande,
Benno
Fantástico ! Então só sobraram mesmo os piratas americanos, quando será que eles vão embora, daí, daqui, dacolá ?
Por sinal, na publicação anterior ficou uma dúvida no ar; O título é "We made it...: e logo abaixo o Gildo apontando para uma placa... quem é quem nesta coisa ?
abs
Pedro, tinha uma outra cidade chamada Ocu, mas achamos melhor não chegar nem perto...
Abração
Homero
oi!
Homero, I cannot begin to tell you how much I have enjoyed following you trip. The pictures say so much! I must say that I am very impressed by your adventurousness and your freedom of spirit. I do not think I would have the courage to do what you have done. Congradulations!
Homero,
vou sentir falta dos teus relatos generosos de detalhes e bom humor, das fotos incriveis e de viajar junto com voces.
Realizar um sonho é algo que preeche a alma e nos dá mais gás pra realizar os proximos.. Afinal sem sonhos, não tem vida...
Mas.... é só uma folguinha... vão descansar e tratem de voltar pra estrada... junto com todos nós que estamos curtindo.
Beijos e até breve
Recebi seu site de uma amiga, amiga da filha de um de vcs. Eu e meu marido temos uma Harley e moramos no Missouri, curtimos viajar de moto e adoramos suas fotos e textos.Continuaremos visitando. Ride safe !!!! Julieta e Keith Roe
Alô Julieta,
Obrigado pelos elogios. temos bastante prazer em escrever o blog e ajudar as pessoas que não podem fazer este tipo de viagem a curtir um pouco, via internet o que é cruzar varias culturas e paizes de moto.
Abraços
Homero
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